A escrita
dos cálculos
Os aspectos fundamentais para a realização e
o registro dos cálculos são o conhecimento da estrutura lógica do Sistema de
Numeração Decimal e o significado das operações.
A
estrutura do Sistema de Numeração Decimal
O contato com números (telefone, preços,
entre outros) não garante a compreensão do conceito de número que dirá do SND.
Os princípios básicos do Sistema de Numeração
Decimal: A base decimal; a notação posicional e um signo para cada um dos dez
primeiros números.
Desde cedo, a criança utiliza os dedos da mão
para contar, assim contam de dez em dez. Na escola, deve ser estimulada a criar
estratégias pessoais para decodificar o sistema.
O
Estímulo a Criação de Estratégias Pessoais
As estratégias pessoais possibilitam a
vivência de conflitos que permitem aos alunos ajustar e revisar suas
concepções. Exemplo: pedir a cada criança que pensem em um número muito alto e
escrevam-no e depois que comparem os números escritos.
Testando
o conhecimento dos alunos
Supondo que os números escritos sejam: 100;
98; 10005; 10050; 987; 789. Comparando o 98 e 100, peça para que a criança diga
qual é o maior. Se ela responder que é 100, pois quanto maior a quantidade de
algarismos de um número, maior é o número, contra-argumentar:
Mas se eu comparar 100 e 98, o 98 é maior, porque 9 + 8 é mais que
1 + 0 + 0 – discutir o porquê.
A partir do conflito estabelecido, conduzir a
discussão para um consenso.
A posição dos algarismos como critério de
comparação
E se os números tiverem a mesma
quantidade de algarismos como o 789 e o 987? Quem é o maior? Se a criança
responder que o primeiro é quem manda, contra-argumentar:
Mas não são iguais? Eles têm os
mesmos algarismos.
A partir da discussão entre as
crianças, conduzir a discussão para a aceitação das regras já estabelecidas.
E dos números 10005 e 10050, qual é o
maior? Se disserem que é o 10005 porque 1000 é maior que 100, pedir para que
escrevam apenas os dois últimos algarismos de cada número – 05 e 50. Como já
foi discutido que o primeiro é quem manda, pode-se auxiliar a criança a
concluir que 10005 é menor que 10050.
Ditado de números
Sugestão (Fonte: Nova escola – Edição
especial – Matemática): ditar o número 134 para as crianças. Possíveis formas
de escrita, além da correta: 100304; 10034. A intervenção do professor deve ser
no sentido de que percebam que essas notações possuem mais algarismos que o 100
e o 200, o que mostra o erro.
Números especiais
As crianças manipulam, primeiro, as
dezenas, as centenas, as unidades de mil e, depois, a escrita dos números que
se posicionam nos intervalos entre eles. Pedir que a criança escreva 100 e 200
– possibilidades de escrita: 100 e 102. Como buscar a diferenciação em 102 e
200?
Elaborar situações que mostrem que a
variação do 100 para o 200 ocorre na escrita do primeiro algarismo.
Outros meios para a
compreensão do SND
Ainda devem ser oferecidas
situações-problema com:
Materiais
não estruturados: as gavetas, os palitos, as tampinhas entre outros.
Material
Dourado: representando a unidade (cubinhos), dezenas (barrinhas),
placas (centenas), Unidade milhar (cubão).
Fichas
simbólicas (dinheiro) em atividades de compra e venda (mercadinho)
O ábaco: da direita para a esquerda
as hastes representam a unidade, a dezena, a centena, a unidade de milhar e
assim por diante.
O cálculo mental e
as técnicas para o cálculo mental
Não confundir cálculo mental com
“continhas de cabeça”. O cálculo mental refere-se à possibilidade de encontrar
a solução de uma operação independentemente de seu registro e utilizando-se
técnicas de decomposição.
Exemplo 1: na prateleira de uma loja
havia 57 pirulitos. Coloquei outros 22. Descubra quantos são os pirulitos
agora.
57 + 22 = 50 +20 + 7 + 2 = 79
Exemplo 2: com o total de R$65,00,
pretende-se comprar algo que custa R$12,00. Quanto restará após a compra?
60 – 10 = 50
5 – 2 = 3
65,00 – 12,00 = 53,00
Exemplo 3: em uma vitrine, uma roupa
está marcada com o seguinte preço: 4 x R$24,00.
4 x 20 + 4 x 4 = 80 + 16 = 96 (Para esse cálculo foi
utilizada a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição).