A+ a-

A origem dos números segundo Ifrah e Imenes


A origem dos números segundo historiadores da matemática

Como surgiu o número?

Quando paramos para refletir sobre essa pergunta, uma série de suposições passa sobre nossa mente sobre a verdadeira origem dos números. Após muitas pesquisas, constatamos que a descoberta do número não aconteceu de repente, nem foi uma única pessoa responsável por essa maravilha. Usaremos como embasamento teórico os autores Georges Ifrah (autor francês e historiador em matemática) e  Luiz Márcio Imenes (formado em Engenharia Civil e Licenciado em Matemática, com Mestrado em Educação Matemática).
Tais historiadores são auxiliados por diversas descobertas, como o estudo das ruínas de antigas civilizações, estudos de fósseis, o estudo da linguagem escrita e a avaliação do comportamento de diversos grupos étnicos desde o princípio dos tempos.
Ambos defendem a ideia de que o número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e coisas. Nos primeiros tempos da humanidade, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma corda, marcas num osso etc. Com o passar do tempo este sistema foi se aperfeiçoando até dar origem ao número. A partir do momento em que o homem teve acesso à abstração dos números e aprendeu a distinção sutil entre o número cardinal e o número ordinal, de simples instrumentos eles tornaram-se, assim, verdadeiros símbolos numéricos, bem mais cômodos para assimilar, guardar, diferenciar ou combinar números inteiros.
Maravilha de mobilidade e de eficácia, a mão do homem é o mais antigo e difundido dos acessórios de contagem e de cálculo para os povos através dos tempos.
A origem do nosso sistema de numeração indo-arábico é bastante antiga. Ele surgiu na Ásia, há muitos séculos, no vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão.