Como compreender a matemática num
contexto educacional em que o professor é alguém que professa e declara regras,
obedecendo cegamente a elas. Compreender e não entender é um desafio que os profissionais
da educação devem focar junto às crianças.
A história da matemática pode exercer
um importante papel psicológico no processo de ensino-aprendizagem tanto em
relação ao professor quanto em relação ao aluno. Ao estudante pode criar
condições de perceber as diversas fases da elaboração do pensamento Matemático,
levar o mesmo a entender e interpretar as diferentes práticas sociais que
geraram as necessidades de sua produção e trabalhar as diversas linguagens e
formas simbólicas que o constituem e o condicionam. Ao professor, permite
problematizar a ação pedagógica no sentido de se criar uma consciência das
vivências e recursos cognitivos e interpretativos necessários para uma
apropriação significativa das ideias matemáticas.
Assim, a História da Matemática
apresenta um papel psicológico importante no processo de ensino-aprendizagem ao
estimular o envolvimento e a participação ativa do estudante, ao apresentar as
dificuldades superadas na busca de solução para os problemas historicamente
constituídos de acordo com as diferentes necessidades de diversas sociedades e
ao liberar os recursos cognitivos e afetivos do aluno para o recriar da
Matemática.
As diversas teorias educacionais são
reflexos que fundamentaram as raízes da escola que vivemos hoje. O Brasil no
século passado não tinha interesse em promover a autonomia e a criatividade, o
que era determinante era a transmissão do conhecimento, os conceitos
fundamentais adaptados e que se enraizou nas escolas foram os conteudistas e
quantitativos.
Uma das teorias que vieram fazer
parte da formação de seus educadores e que formataram a educação escolar que
você viveu e que, em parte, nós ainda vivemos, foi a Teoria Comportamentalista,
que fundamenta a ideia de que aprender seria uma resposta produzida por
estímulos fornecidos pelo ambiente. Dois importantes adeptos desta teoria
foram:
·
Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936) – que descobriu os reflexos
condicionados.
·
Burrhus Frederuc Skinner (1904-1990) – que concluiu que o
aprendizado ocorre em função de mudança do comportamento, reposta individual a
estímulos e reforços do meio.
Surgiu posteriormente as Teorias
Cognitivistas, que procuram compreender e explicar como o indivíduo conhece,
como aprende, como atribui significados. Veja alguns importantes nomes desta
teoria:
·
Jerome Bruner (1915 - ?).
·
David Ausubel (1918 – 2008).
·
Lev Semionovitch Vigotski (1896 – 1934).
·
Jean Piaget (1896 – 1980).
Destes os mais importantes
destacam-se as ideias de:
Lev Semionovitch Vigotski:
Para Vigotski, sua teoria afirma ser determinante para o desenvolvimento e a
aquisição de conhecimentos dos indivíduos, a relação deles com outras pessoas,
destacando principalmente a função da linguagem nesse contexto. Destaca que é
preciso considerar dois níveis de conhecimento: o real e o potencial, sendo
real o que a criança já sabe, e o potencial que é o que a criança pode fazer
sozinha, porém, com a mediação de outra pessoa.
Jean
Piaget: Piaget desenvolveu seus estudos com ênfase nos processos de
construção do conhecimento das crianças. Para ele, o conhecimento é uma
contínua construção que ocorre por meio do contato da criança com os objetos de
estudo. Afirma que o conhecimento resulta das interações que se produzem entre
o sujeito e o objeto como uma dupla construção para progredir.