O ábaco é um antigo
instrumento de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na
Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o
aperfeiçoaram. Daí, uma variedade de ábacos foram desenvolvidos; o mais popular
utiliza uma combinação de dois números-base (2 e 5) para representar números
decimais. Mas os mais antigos ábacos usados primeiro na Mesopotâmia e depois na Grécia e no Egito por escrivães usavam
números sexagesimais representados
por fatores de 5, 2, 3 e 2 por cada dígito.
NOME
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MOMENTO HISTÓRICO
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UTILIDADE PARA HUMANINDADE
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Ábaco romano
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O ábaco
romano foi criado por volta
do século XIII e, era utilizado como um método normal de cálculo.
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Os ábacos romanos, no século XIII,
eram usados para atender as necessidades dos artesãos, dos comerciantes,
engenheiros e outros profissionais.
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Ábaco chinês
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A menção mais antiga a um suanpan (ábaco chinês) é encontrada num
livro do século I da Dinastia Han
Oriental, o Notas Suplementares na Arte das
Figuras escrito. No
entanto, o aspecto exato deste suanpan é desconhecido.
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Os suanpans podem ser utilizados para outras
funções que não contar. Ao contrário do simples ábaco utilizado nas escolas,
muitas técnicas eficientes para o suanpan foram feitas para calcular operações
que utilizam a multiplicação, a divisão, a adição, a subtração,
a raiz quadrada e a raiz cúbica.
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Ábaco Japonês
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Ainda hoje o Soroban é utilizado no Japão,
em vez de uma calculadora, por diversos profissionais. Depois de dominada a
técnica, seu uso é muito mais rápido do que o de uma calculadora.
Toda criança japonesa estuda seu uso dos 5
aos 8 anos.
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Ábaco russo
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O ábaco russo estava em uso em todas as lojas e mercados de
toda a antiga União Soviética, e o uso do ábaco era ensinado em todas as escolas
até aos anos 90.
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Hoje é visto como algo arcaico e foi substituído pela
calculadora. Na escola, o uso da calculadora é ensinado desde os anos 90.
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ATIVIDADE
Tema: Adição
com 2 algarismos
Objetivo: Estimular a criança a realizar operações de
adições com raciocínio lógico matemático.
Desenvolvimento: Com o ábaco orientar a criança na construção das unidades e dezenas que formam o número. Atividade - aproximadamente 60 minutos
Desenvolvimento: Com o ábaco orientar a criança na construção das unidades e dezenas que formam o número. Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor,
para a resolução das operações utilizando o ábaco, nesse primeiro momento
realize operações de adição sem reagrupamento, ou seja, sem reserva nas
dezenas. Para tanto, cada criança deverá ter dois ábacos para representar os
dois números na soma, (ábaco A representa o número 35 e o ábaco B o número 24).
Em
seguida, proponho mais operações, tente fazer antes de ensinar os alunos. Só
aplique em sala de aula quando tiver confiança de trabalhar com o ábaco.
a) 31 +
14
b) 10 +
01
c) 22 +
17
Avaliação: O professor deve avaliar o aluno durante o desenvolvimento das
operações, observando e anotando as dificuldades dos alunos no manuseio e
entendimento da operação com ábaco. O aluno com dificuldade de aprendizagem
deverá trabalhar mais vezes com ábacos para que possa reconhecer as posições
dos números que representam as parcelas da adição. Caso permaneça a dificuldade
trabalhe com ele as unidades no ábaco e depois as dezenas, e somente depois as
operações matemáticas.
Alguns
alunos comentaram que a utilização do Ábaco possibilita uma melhor compreensão das
operações realizadas, uma vez que o material apresenta as classes decimais,
possibilitando visualizar as trocas efetuadas.
Com
os relatos, conclui-se que os alunos apresentaram desenvolvimento nos processos,
relacionado aos números decimais. Durante a atividade, os alunos perceberam o
quanto era fácil resolver as operações utilizando o Ábaco, bem como este
material proporciona contribuições no ensino, sendo considerado pelos alunos de
fácil manuseio.
Com
a aplicação desta atividade, verificamos que os resultados foram positivos no
que se refere ao aprendizado dos alunos, pois no início da atividade os alunos
resolviam as operações de forma mecânica, sem mesmo entender os conceitos
envolvidos e, por meio desse material didático pudemos proporcionar um ambiente
de discussão no qual eles puderam entender os conceitos envolvidos nas
operações, proporcionando um material de apoio para utilizar nas aulas. Em
relação à utilização do Ábaco, não houve dificuldades, uma vez que eles já
tinham realizado operações com o Material Dourado. Alguns alunos relataram que
o Material Dourado facilita as operações básicas pelo fato das peças do
material possibilitar visualizar as trocas, outros consideram ter mais
facilidade com o Ábaco, por possuir as casas decimais registradas no material.
Perguntas
desafiadoras utilizando o ábaco.
A aluna Ana Julia está no 3° ano do fundamental, tem 8 anos e está
em processo de aprendizagem com a utilização do ábaco. Mostra-se bem
interessada e gosta desta forma lúdica de aprender as operações da
matemática.
Desafio
1- Eduardo ganhou 23 bombons. Ele já comeu 10. Quantos bombons ele ainda
tem?
D
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U
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2- Para completar o álbum de figurinhas faltam 17 para o Ronaldo.
Sabendo se que o álbum completo tem 68, quantas figurinhas ele já tem?
D
|
U
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3 – Coloque três dezenas, subtraia por uma dezena e divida por 2 .Qual o
número obtido?
Como construir um ábaco