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O ábaco


O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram. Daí, uma variedade de ábacos foram desenvolvidos; o mais popular utiliza uma combinação de dois números-base (2 e 5) para representar números decimais. Mas os mais antigos ábacos usados primeiro na Mesopotâmia e depois na Grécia e no Egito por escrivães usavam números sexagesimais representados por fatores de 5, 2, 3 e 2 por cada dígito.

NOME
MOMENTO HISTÓRICO
UTILIDADE PARA HUMANINDADE
Ábaco romano
O ábaco romano foi criado por volta do século XIII e, era utilizado como um método normal de cálculo.
Os ábacos romanos, no século XIII, eram usados para atender as necessidades dos artesãos, dos comerciantes, engenheiros e outros profissionais.
Ábaco chinês
A menção mais antiga a um suanpan (ábaco chinês) é encontrada num livro do século I da Dinastia Han Oriental, o Notas Suplementares na Arte das Figuras escrito. No entanto, o aspecto exato deste suanpan é desconhecido.
Os suanpans podem ser utilizados para outras funções que não contar. Ao contrário do simples ábaco utilizado nas escolas, muitas técnicas eficientes para o suanpan foram feitas para calcular operações que utilizam a multiplicação, a divisão, a adição, a subtração, a raiz quadrada e a raiz cúbica.
Ábaco Japonês
Soroban  é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento para cálculo, originalmente chinês, e levado para o Japão em torno de 1600.
Ainda hoje o Soroban é utilizado no Japão, em vez de uma calculadora, por diversos profissionais. Depois de dominada a técnica, seu uso é muito mais rápido do que o de uma calculadora.
Toda criança japonesa estuda seu uso dos 5 aos 8 anos.

Ábaco russo
O ábaco russo estava em uso em todas as lojas e mercados de toda a antiga União Soviética, e o uso do ábaco era ensinado em todas as escolas até aos anos 90.
 Hoje é visto como algo arcaico e foi substituído pela calculadora. Na escola, o uso da calculadora é ensinado desde os anos 90.
  
ATIVIDADE
Tema: Adição com 2 algarismos

Objetivo: Estimular a criança a realizar operações de adições com raciocínio lógico matemático.

Desenvolvimento: Com o ábaco orientar a criança na construção das unidades e dezenas que formam o número. Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, para a resolução das operações utilizando o ábaco, nesse primeiro momento realize operações de adição sem reagrupamento, ou seja, sem reserva nas dezenas. Para tanto, cada criança deverá ter dois ábacos para representar os dois números na soma, (ábaco A representa o número 35 e o ábaco B o número 24).
Em seguida, proponho mais operações, tente fazer antes de ensinar os alunos. Só aplique em sala de aula quando tiver confiança de trabalhar com o ábaco.
a) 31 + 14
b) 10 + 01
c) 22 + 17

Avaliação: O professor deve avaliar o aluno durante o desenvolvimento das operações, observando e anotando as dificuldades dos alunos no manuseio e entendimento da operação com ábaco. O aluno com dificuldade de aprendizagem deverá trabalhar mais vezes com ábacos para que possa reconhecer as posições dos números que representam as parcelas da adição. Caso permaneça a dificuldade trabalhe com ele as unidades no ábaco e depois as dezenas, e somente depois as operações matemáticas.


Alguns alunos comentaram que a utilização do Ábaco possibilita uma melhor compreensão das operações realizadas, uma vez que o material apresenta as classes decimais, possibilitando visualizar as trocas efetuadas.
Com os relatos, conclui-se que os alunos apresentaram desenvolvimento nos processos, relacionado aos números decimais. Durante a atividade, os alunos perceberam o quanto era fácil resolver as operações utilizando o Ábaco, bem como este material proporciona contribuições no ensino, sendo considerado pelos alunos de fácil manuseio.
Com a aplicação desta atividade, verificamos que os resultados foram positivos no que se refere ao aprendizado dos alunos, pois no início da atividade os alunos resolviam as operações de forma mecânica, sem mesmo entender os conceitos envolvidos e, por meio desse material didático pudemos proporcionar um ambiente de discussão no qual eles puderam entender os conceitos envolvidos nas operações, proporcionando um material de apoio para utilizar nas aulas. Em relação à utilização do Ábaco, não houve dificuldades, uma vez que eles já tinham realizado operações com o Material Dourado. Alguns alunos relataram que o Material Dourado facilita as operações básicas pelo fato das peças do material possibilitar visualizar as trocas, outros consideram ter mais facilidade com o Ábaco, por possuir as casas decimais registradas no material.


Perguntas desafiadoras utilizando o ábaco.


 A aluna Ana Julia está no 3° ano do fundamental, tem 8 anos e está em processo de aprendizagem com a utilização do ábaco. Mostra-se bem interessada e gosta desta forma  lúdica de aprender as operações da matemática.

Desafio

1-   Eduardo ganhou 23 bombons. Ele já comeu 10. Quantos bombons ele ainda tem?


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U



2-  Para completar o álbum de figurinhas  faltam 17 para o Ronaldo. Sabendo se que o álbum completo tem 68, quantas  figurinhas ele já tem?


D
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3 – Coloque três dezenas, subtraia por uma dezena e divida por 2 .Qual o número obtido?


Como construir um ábaco