O tangram é um quebra-cabeça chinês,
de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por
apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras
entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e
outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer
montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.
Com o uso do tangram você pode
trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de
formas geométricas planas, visualização e representação de figuras planas,
exploração de transformações geométricas pela decomposição e composição de
figuras, compreensão das propriedades das figuras geométricas planas,
representação e resolução de problemas usando modelos geométricos. Esse
trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades tais como a
visualização, percepção espacial, análise, desenho, escrita e construção. Se
utilizado em terceiras e quartas séries pode envolver ainda noções de área e
frações.
Esse quebra-cabeça tem sido utilizado
como material didático nas aulas de Artes e está cada vez mais presente nas de
Matemática. O trabalho com o tangram deve, em suas atividades iniciais, visar a
exploração das peças e a identificação das suas formas. Logo depois, se passa à
sobreposição e construção de figuras dadas a partir de uma silhueta, nesse
caso, cabe ao aluno reconhecer e interpretar o que se pede, analisar as
possibilidades e tentar a construção. Durante todo esse processo, a criança precisa
analisar as propriedades das peças do tangram e da figura que se quer
construir, se detendo ora no todo de cada figura, ora nas partes.