Exemplo de vinte situações em que as operações matemáticas são
utilizadas
No nosso dia a dia, utilizamos a
Matemática várias vezes. No comércio, ela é sempre utilizada através de
operações da adição, subtração, multiplicação e divisão. Por isso, é muito
importante sabermos realizar todos esses cálculos. Vamos apresentar algumas
situações cotidianas em que você precisa utilizar a Matemática.
1. Data (dia/mês/ano);
1. Data (dia/mês/ano);
2. Relógio (horas, minutos
e segundos);
3. Dinheiro;
4. Telefone (discagem do
número);
5. Cep (localização de
endereço);
6. CPF (para solicitarmos
nota fiscal, que é direito do consumidor);
7. Conta Corrente;
8. Número de casa em
determinada rua;
9. Agendamento de consultas
ou exames;
10. Fatura do cartão;
11. Extrato bancário;
12. Lista telefônica;
13. Contas em geral;
14. Compras;
15. Ao tomar um medicamento;
16. Recebimento do salário;
17. Velocidade do carro;
18. Distância de um lugar a
outro;
19. Receita de bolo (quantidades);
20. Para escolher um canal
de tv;
Exemplo de atividade
O
ensino da matemática partindo do cotidiano
As situações de
aprendizagem que compõem essas atividades visam a ampliação de conceitos que a
criança já traz de sua própria vivência. Ao realizar tais atividades, o
aluno tem a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico e o vocabulário
matemático estabelecendo relações entre o número e suas diversas funções. Nosso
principal objetivo ao trabalhar com esse tema é levar o aluno a construir o
significado do número por meio de situações-problema que envolvam contagens,
códigos e números. A partir dessa construção, ele será levado a estabelecer
relações entre diferentes números, observar regularidades, interpretar e produzir
escritas numéricas. Para compreender as operações é indispensável que o aluno
construa seus significados partindo da análise de diferentes
situações-problema. Atividades como essas, dão oportunidade para o aluno
desenvolver seu saber operatório, construindo e organizando fatos fundamentais,
descobrindo propriedades, utilizando diferentes formas de calcular, a partir da
educação infantil. É importante ressaltar que devemos respeitar a faixa etária,
e tomar cuidado para não oferecer algo que fuja demais do seu entendimento, ou
algo fácil demais.
Ao aplicarmos as atividades mencionadas no tópico anterior, com uma aluna
do 1° ano do ensino fundamental, logo de início ela mostrou-se bastante ansiosa
ao desempenhar tal tarefa, a primeira parte (preencher os números do teclado do
telefone), fez rapidamente e concluiu com êxito. Já na segunda parte a aluna
disse que não poderia fazer, pois não conhece esse tipo de relógio e que na sua
casa só tem relógios digitais. Obviamente não poderíamos nos contentar
com sua explicação, e mais do que depressa, apresentamos um relógio de ponteiro
para ela, e em uma linguagem simples explicamos as funções do relógio, e quais
os números que o compõem, após as explicações a menina concluiu a atividade com
êxito.