Material Dourado: O “Material
Dourado” desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua
inteligência e imaginação criadora, pois a criança está sempre predisposta ao
jogo. Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação e de
proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular.
O material dourado é
confeccionado em madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O
cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez
cubinhos. Este material é de grande importância na numeração e facilita a
aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da
divisão.
O material dourado foi criado pela educadora italiana
Maria Montessori e é usado pedagogicamente e estruturado em base 10.
Orientações Gerais:
O cubinho menor representa a
unidade.
A barra representa a dezena
e é formada por dez cubinhos.
A placa representa a centena
e é formada por dez barras.
O cubo representa mil
unidades e é formado por dez placas.
Quando começar a utilizar o
material dourado:
1º ano (antigo pré) – por
volta dos 6 anos: A criança terá que compreender, concordar e aceitar que dez
cubinhos valem o mesmo que uma barra.
1º semestre do 2º ano –
construção das ideias de unidades e dezenas. Utilize materiais não
estruturados.
2º semestre do 2º ano –
apresentar o material dourado como uma possibilidade de representar as unidades
e dezenas.
“Não
ensine; promova descobertas, acredite que as crianças são capazes, confie na
curiosidade natural delas”
Luiza
Faraco Ramos
Para a construção da centena inicie por materiais não
estruturados e depois o material dourado. O importante é a criança estabelecer
relações entre uma centena de palitos amarrados de dez em dez e a placa de
material dourado. O mesmo procedimento para a construção da unidade de milhar.