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Material Dourado


Material Dourado: O “Material Dourado” desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora, pois a criança está sempre predisposta ao jogo. Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular.
O material dourado é confeccionado em madeira, é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas, a placa por dez barras e a barra por dez cubinhos. Este material é de grande importância na numeração e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
O material dourado foi criado pela educadora italiana Maria Montessori e é usado pedagogicamente e estruturado em base 10.


Orientações Gerais:
O cubinho menor representa a unidade.
A barra representa a dezena e é formada por dez cubinhos.
A placa representa a centena e é formada por dez barras.
O cubo representa mil unidades e é formado por dez placas.
Quando começar a utilizar o material dourado:
1º ano (antigo pré) – por volta dos 6 anos: A criança terá que compreender, concordar e aceitar que dez cubinhos valem o mesmo que uma barra.
1º semestre do 2º ano – construção das ideias de unidades e dezenas. Utilize materiais não estruturados.
2º semestre do 2º ano – apresentar o material dourado como uma possibilidade de representar as unidades e dezenas.

“Não ensine; promova descobertas, acredite que as crianças são capazes, confie na curiosidade natural delas”
Luiza Faraco Ramos

Para a construção da centena inicie por materiais não estruturados e depois o material dourado. O importante é a criança estabelecer relações entre uma centena de palitos amarrados de dez em dez e a placa de material dourado. O mesmo procedimento para a construção da unidade de milhar.